Segurança de laboratorio
Segurança em Laboratório
Ademir Romão
André Ricardo Martins
Arthur Henrique de Castro
Henrique Grastiquini
Jairo Alexandre de Souza
Paulo Almeida
Divinópolis - MG
2010
Ademir Romão
André Ricardo Martins
Arthur Henrique de Castro
Henrique Grastiquini
Jairo Alexandre de Souza
Segurança em laboratório
Agradecimentos
A nossa orientadora professora Fernanda Fonseca, pelos ensinamentos, paciência e sugestões que incentivaram a realização deste trabalho. Aos nossos colegas pela amizade e colaboração para a conclusão deste trabalho. E aos nossos familiares que sempre nos apoiaram.
Resumo:
O presente trabalho pretende orientar os profissionais a grande importância da proteção e capacitação para a prevenção de acidentes.
Pretende também orientar a forma correta de utilização segura de substancias químicas, como devem ser armazenadas as vidrarias e produtos químicos, a importância das FISPQ (ficha de segurança de produtos químicos) e EPI’s (equipamento de proteção individual) para maior conhecimento para uma adequada proteção individual e cuidados para prevenção de incêndios.
Deve-se ter em mente que as substancias químicas, ao lado do conforto que trazem, são potencialmente perigosas, podendo, se não forem adequadamente utilizadas, acarretar riscos a saúde e ao meio ambiente, muitas vezes de forma dramática.
Palavras-chave: FISPQ; EPI’s; Prevenção de incêndios e acidentes; vidraria e produtos químicos.
Sumario:
Introdução A variedade de riscos nos laboratórios e muito ampla, devido à presença de substancias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, alem da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura, radiações e ainda trabalhos que utilizam agentes biológicos e