Segurança da Informação
Resumo. Este artigo descreve os métodos de segurança da informação e os motivos de seu surgimento. Os diferentes tipos de ataques exploits, trojans, eavesdropping, phishing, denial os service (Dos), ataque por dicionário, força bruta e programas maliciosos são explicados. Também é examinado o mecanismo de proteção IDS (Intrusion detection system), seus principais tipos e suas características.
1. Introdução
Nossa sociedade está cada vez mais dependente da utilização de dispositivos eletrônicos, em especial o computador, e necessitam possuir um acesso seguro de suas informações. Por este motivo que nasce o conceito de segurança da informação. Ela é responsável por proteger estes dados e garantir que apenas o usuário contratante tenha acesso aos mesmos. Ele busca sempre que as informações sejam integras, possuam um alto nível de confidencialidade e esteja disponível sempre que o usuário requisitar seu acesso. Mas com a criação destes novos métodos de segurança também surgiram novos métodos de ataques ao sistema, forçando-os a estarem sempre buscando novas soluções para defender-se. Assim, a segurança da informação em sistemas atuais não podem mais confiar apenas na utilização de antivírus e firewalls, são necessários sistemas mais complexos que realisem analises em tempo real na rede e interajam de forma pró-ativa com esta rede e seus elementos.
2. Conceito
A segurança da informação está relacionada com a proteção dos dados, tanto de empresas como para pessoas. A informação é guardada de acordo com o contratante, podendo ser de uso restrito ou