Segurança da Informação
TRABALHO SOBRE
“SEGURANÇA DO SISTEMA DA INFORMAÇÃO”
PESQUISA NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
SÃO PAULO
2014
CONCEITO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser: pessoas, dados, atividades e/ou recursos materiais. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulgá-la de forma adequada em prol dos objetivos de uma organização.
O estudo dos sistemas de informação surgiu como uma subdisciplina das ciências da computação, com o objetivo de tornar racional a administração da tecnologia dentro das organizações. Para Laudon “um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes interrelacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações”.
Considerando a definição básica de TI = hardware + software, IE, ferramentas que se utiliza para criar, armazenar e difundir dados e informação na criação do conhecimento, pode se definir: SI=TI + pessoas + procedimentos que coletam, transformam e disseminam a informação para apoiar a tomada de decisão, coordenação, controle, análise e visualização na organização, deixando que o conhecimento do SI é essencial para se criar empresas competitivas, gerenciar corporações e oferecer aos clientes produtos e serviços de valor. A busca pelo desenvolvimento dessa área cresceu até ela realmente fazer parte da administração.
No ramo empresarial, os sistemas de informação podem classificar-se de diversas formas. Por exemplo: Sistemas de Informação Operacional ou de Processamento de Transações: que geram a informação referente às transações que têm lugar numa empresa.
Sistemas de Informação de Gestão: para solucionar problemas empresariais em geral.
Sistemas de Informação Estratégicos ou de Apoio à