Segurança da informação
Segurança da informação
Segurança da informação tem o conceito de proteger, guardar informações com o intuito de mantê-las inalteradas por parte de terceiros, preservando-as para uma pessoa ou empresa. Informação é todo e qualquer dado que seja importante para um indivíduo ou organização. Ela pode estar restrita para ser utilizada apenas internamente, ou aberta para quem quiser acessar e adquirir.
A segurança de uma informação específica pode ser afetada por vários procedimentos e aplicações de quem se utiliza dela, no meio ou no local que a cerca ou por pessoas com más intenções que tem como foco se apropriar, danificar ou alterar essa informação.
Os três principais itens que orientam a análise, o planejamento e a implementação da segurança para um conjunto de informações específicas que se deseja proteger, são a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.
As definições são as seguintes:
1. Confidencialidade
Apenas indivíduos e outros meios que tenham direitos às informações, podem acessá-las. Com isso pode-se diminuir ataques às redes computacionais das empresas, o vazamento de dados por meio de envio de informações confidenciais sem consentimento por e-mails, impressões, cópias em dispositivos portáteis, acesso a dados gravados em servidores por pessoas não autorizadas, perdas ou roubos de portáteis que possam carregar informações sigilosas.
2. Integridade
A integridade da informação se define na sua disponibilidade aos recursos que farão seu uso na forma de sua última versão válida. Essa propriedade assegura que a informação manipulada mantenha seus atributos originais determinadas pelo proprietário da informação. Os principais objetivos da integridade são entender como os métodos são aprovados e repassados, quem são seus responsáveis e buscar ferramentas para monitorar e restringir alterações garantindo assim a integridade.
3. Disponibilidade
Garante que os dados estejam sempre disponíveis