Segurança da informação
Curso:
Professor:
1- Explique o que seriam as estratégias de segurança privilégio mínimo e defesa em profundidade. Realize uma pesquisa na internet, em jornais, livros, revistas, periódicos, etc., sobre as estratégias de segurança privilégio mínimo e defesa em profundidade para exemplificar a sua explicação. (2,5 pontos)
Estratégia de segurança privilegio mínimo: São os privilégios que prezam por delegar somente aqueles privilégios necessários para que um determinado objeto possa realizar sua função na organização, esses privilégios realizam o cuidado de cuidar para não atribuir privilégios menores que o necessário.
O principio do privilegio mínimo sugere que se deve explorar meios para reduzir os privilégios necessários para diversas operações, um exemplo é que todo administrador de sistema não precisa conhecer as senhas de root de todos os sistemas de uma empresa.
Defesa em profundidade: é a segurança voltada para prevenção de acidentes e a minimização das respectivas conseqüências para evitar que um problema isolado se alastre pelo sistema, a idéia é instalar vários métodos de defesa instalando vários níveis de proteção, é o método de tornar tentativas de invasão arriscada ou cansativa demais para os invasores.
2- Em uma Empresa ocorreu o seguinte diálogo entre João e seu Gerente de TI.
JOÃO: - Vamos colocar criptografia assimétrica aqui na empresa; vai melhorar a vida de todos.
GERENTE DE TI: - Nós já utilizamos a criptografia simétrica e não precisamos de mudanças.
JOÃO: - A criptografia assimétrica faz várias coisas que a simétrica não faz. Seremos mais seguros com ela.
GERENTE DE TI: - Ok, João. Então me mostre as vantagens e o que posso fazer com a criptografia assimétrica.
Por meio deste pequeno diálogo é possível perceber que João recebeu de seu Gerente de TI a incumbência de explicar as vantagens da criptografia assimétrica em relação a simétrica. Desta forma, suponha que você seja o JOÃO nesta