Segurança da informação
Aluno: Rodolfo de Araujo Garcia – AD6a
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:
A Segurança da Informação se refere à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto as informações corporativas quanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa.
O que mais bem se refere a segurança da informação é a sigla inglesa CIA que quer dizer : CONFIDENCIALIDADE, INTEGRIDADE E DISPONIBILIDADE.
Também caracteriza a segurança da informação a irrefutabilidade, a autenticação e o controle de acesso aos dados e as informações gerais de uma pessoa ou de uma corporação.
POLÍTICA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:
A Política de Segurança da Informação é um documento que registra os princípios e as diretrizes de segurança adotado pela organização, a serem observados por todos os seus integrantes e colaboradores e aplicados a todos os sistemas de informação e processos corporativos.
Os elementos da política de segurança devem ser considerados: * A Disponibilidade: o sistema deve estar disponível de forma que quando o usuário necessitar, possa usar. Dados críticos devem estar disponíveis ininterruptamente. * A Legalidade * A Integridade: o sistema deve estar sempre íntegro e em condições de ser usado. * A Autenticidade: o sistema deve ter condições de verificar a identidade dos usuários, e este ter condições de analisar a identidade do sistema. * A Confidencialidade: dados privados devem ser apresentados somente aos donos dos dados ou ao grupo por ele liberado.
Bibliografia: bloginfosegura.blogspot.com/2007/09/1-post.html www.juliobattisti.com.br
www.cibernarium.tamk.fi/tietoturva2_pr/maaritelma_index_2.htm