Segurança da Criança
Na Semana Nacional de Trânsito 2013, infelizmente, não há muito que comemorar. O acidente de trânsito, que vitima a criança na condição de pedestre, passageira de veículo e ciclista, é a causa líder de mortes por acidentes na faixa etária de 0 a 14 anos no Brasil.
Para mudar esta triste realidade, inicialmente temos que nos conscientizar sobre o tema. A melhor proteção para a criança no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança, lembrando que o uso do cinto de segurança é recomendado para pessoas com no mínimo 1,45 m de altura.
Se você transporta crianças no seu veículo, ou conhece alguém que o faz, fique atento aos 5 cuidados que todos devemos ter:
1) Usar a cadeira ou assento apropriado para a idade e o tamanho da criança. Os modelos aprovados no Brasil são identificados pelo selo do Inmetro.
2) Instalar a cadeira ou assento seguindo as instruções do fabricante, assegurando que estejam firmes no banco do carro.
3) Acomodar as crianças menores de 01 ano de idade ou com menos de 13 kg no sentido oposto ao movimento do carro, ou seja, de frente para a traseira do veículo.
4) Usar a cadeira ou assento mesmo em pequenas distâncias. Não caia na armadilha “vou logo ali, não acontecerá nada”.
5) Acomodar a criança sempre no banco traseiro. O airbag do passageiro dianteiro pode machucar gravemente uma criança. Desative esse dispositivo em caso de picape.
Estudos americanos mostram que o uso correto dos dispositivos de segurança para crianças diminuem os riscos de morte em até 71% dos casos. Fonte: www.criancasegura.org.br