Seguran A Na Soldagem
Equipe: Cleber José Pedroso e Juliano
Professor Orientador: Ivan
Instituição: Instituto Federal de Santa Catarina
Curso: Tecnologia em Fabricação Mecânica
Contato: fabricacao2013.1@gmail.com
Sumário
1.0 INTRODUÇÃO 3
2.0 OBJETIVO 3
3.0 DISCUÇÃO 3
4.0 RISCOS E PREVENÇÕES 4
4.1 Choques elétricos 4
4.2 Campos elétricos magnéticos 4
4.3 Radiação ultravioleta, infravermelha e radiação de luz intensa 5
4.4 Radiação térmica 6
4.5 Gases e fumos 6
4.6 Incêndios e explosões 7
4.7 Cilindros de gás 8
4.7.1 Regras de segurança relativas aos equipamentos 9
4.8 Ruídos e riscos relacionados a posição de soldagem (ergonomia) 10
4.8.1 Risco relacionados a posição de soldagem 10
1.0 INTRODUÇÃO
A soldagem é um processo industrial de fabricação com o intuito fazer a união permanente de peças metálicas. Processos de soldagem são também utilizados na recuperação de peças desgastadas, para a aplicação de revestimentos de características especiais sobre superfícies metálicas e para corte. O sucesso da soldagem está associado a diversos fatores e, em particular, com a sua relativa simplicidade operacional. Por outro lado, apesar desta simplicidade, não se pode esquecer que a soldagem pode ser muitas vezes um processo “traumático” para o material, e para o operador. Muitos desses profissionais não possuem uma formação técnica, atuando apenas pelo conhecimento adquirido na prática, não despertando para a segurança e higiene no trabalho, bem como inexiste o aperfeiçoamento técnico requerido para uma soldagem com qualidade.
2.0 OBJETIVO
O objetivo do trabalho proposto é, demonstrar as variáveis que envolvem os profissionais que trabalham em processos de soldagem perante aos riscos que estão expostos, e a falta de utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s).
3.0 DISCUÇÃO
Os equipamentos de proteção individual (EPI) são regulamentados pela NR – 6, Norma Regulamentadora 6, do Ministério do Trabalho. Conforme essa