Seguran A Do Trabalho Bruno Sampaio Anhanguera
Descrição de um serviço que ocasionou um acidente de trabalho.
1° Foi aberto um chamado para equipe de manutenção para verificar a falha de um equipamento que estava fora de operação.
2° Chegando ao local indicado foram realizados testes e constatado que o equipamento estava parado devido ao um curto circuito entre os cabos de alimentação.
3° Foi feito o levantamento do material necessário para a manutenção e passado para a central, a mesma nos informou que os reparos teriam que ser feitos com urgência.
4° Por se tratar de um ponto crítico a manutenção teria que ser imediata e por se tratar de uma manutenção mais complicada o serviço se estendeu até o dia seguinte.
5° No local da manutenção não haviam luminárias de emergência sendo assim necessário a utilização dos faróis dos veículos para a iluminação e execução do serviço, por volta das 23:50 um integrante da equipe tentou uma solução para a iluminação no local para dar andamento ao serviço. Foi neste momento que ao tentar fazer uma ligação direta na parte superior do disjuntor geral de 400 A o mesmo acabou fechando um curto circuito e causando uma grande explosão, que além de danos no equipamento o feriu gravemente tendo queimaduras nos membros superiores.
Proposta para melhoria de ponto frágil na atividade profissional
Baseando-se na atividade profissional acima, onde ocorreu um acidente de trabalho que poderia ter sido evitado primeiramente pelo funcionário que foi realizar uma ação incorreta e a empresa por sua vez que com um PEQUENO investimento também poderia ter evitado o ocorrido.
Para este caso existe mais de uma sugestão pra a solução dessa falha. Algumas delas seriam a compra de luminárias de emergência do tipo:
Luminária de emergência 30 led’s bivolt - Aiha – Custo 1 Uni R$ 19,90+Frete
Luminária de emergência 30 led’s bivolt – Ecp – Custo 1 Uni R$ 19,99+Frete
Esses modelos carregam na toma 127\220v e chegam a ficar acessas de 3 a 6 Horas dependendo do modo