Seguran a de Redes WEP e WPA
Edivan Custódio dos Santos Orientado1, Gilcimar Santana Orientado2,
Rafael José Piva Orientado3, João Curti Oreintador4.
1 Redes de Computadores – Faculdade Politécnica de Campinas (POLICAMP)
Campinas – SP – Brasil
2Department of Computer Science – University of Durham
Durham, U.K.
Nome:
Resumo. À tecnologia 802.11x para redes sem fio tem sido utilizadas por corporações e instituições de economia e infra-estrutura, por ser um ganho produtivo gerado pela mobilidade e flexibilidade que se encontra nesses equipamentos, proporcionando grandes vantagens operacionais. Entretanto existem questões de segurança muito importantes que devem ser analisadas ao se utilizar desta tecnologia. No intuito de ser uma fonte de pesquisa para técnicos e pesquisadores, este artigo estuda as vulnerabilidades de segurança e os ataques a redes sem fio conhecidas.
1. Introdução
No mundo de avanços tecnológicos tornou-se relativamente simples, a cada dia, alterações no modo de utilização das comunicações. Quando a tecnologia de redes sem fio estava sendo desenvolvida, os principais objetivos sempre foram conectividade e acessibilidade de forma fácil, em que as barreiras a serem quebradas são as das transmissões de dados entre dispositivos que dispensem o uso de fios e cabos.
A segurança da informação não era um dos principais objetivos das redes sem fio. Podemos perceber isso claramente porque os mecanismos de segurança não oferecem uma solução robusta.
O objetivo deste artigo é descrever as falhas de segurança e diferenças entre os protocolos WEP e WPA, analisando suas vulnerabilidades, as técnicas de ataques e as ferramentas mais utilizadas por pessoas mal intencionadas para o comprometimento das redes, informando suas maneiras de autenticação e descrições de riscos e ameaças.
1.1. Motivação
Levando-se em consideração a velocidade com que as mudanças tecnológicas acontecem, torna-se necessário um estudo de Segurança de redes WEP e WAP, para