Segunda pagina do livro
Em alguns casos, um mesmo tipo de entidade participa mais de uma vez em um tipo de relacionamento com vários papéis. É essencial conseguir identificar todos os nomes de papéis com o intuito de destinguir o significado de cada participação. Esses tipos de relacionamentos são chamados de recursivos.
[pic]
Restrições sobre tipos de relacionamentos: são determinadas pelas situações do mini-mundo que os relacionamentos representam.
• Razão de cardinalidade: especifica a quantidade de instâncias de relacionamento que uma entidade pode participar. As razões de cardinalidade mais comuns para tipo de relacionamento binário são: 1:1, 1:N e M:N.
• Restrição de participação: especifica se a existência de uma entidade depende dela estar relacionada com oura entidade através de um relacionamento.
o Total: toda entidade de um dos lados do relacionamento deve estar relacionada com entidades do outro lado.
o Parcial: não existe obrigatoriedade de relacionamento entre as entidades.
Atributos em tipos de relacionamento
Além de determinar atributos para tipos de entidade, também é possível determiná-los para tipos de relacionamentos. Por exemplo, quantidade de horas semanais trabalhadas por um empregado em um dado projeto, data em que um gerente começou a gerenciar um departamento e etc.
• Atributos de 1:1 e 1:N se tornam atributos de um dos tipos de entidades participantes.
o 1:1 – pode ir para qualquer tipo de entidade.
o 1:N – sempre vai para o lado N.
• Atributos de M:N se tornam atributos de um novo tipo de entidade que será criada efetivamente no modelo relacional.
Tipo de entidade fraca
São tipos de entidade que não apresentam quaisquer