Segunda guerra mundial
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: Recursos Instrumentais para História
Nome do professor: Maria do Carmo Ribeiro
Ano académico: 1º ano / 1º semestre
Índice: Introdução: 4 Desenvolvimento dos conflitos: 5 O início da guerra: 5 A guerra “relâmpago”: 6 As invasões da URSS: 7 A guerra no pacífico: 7 A reconquista da Europa: 8 A derrota do Eixo: 8 Bibliografia: 9 Conclusão: 10
Introdução:
Este trabalho aborda vários factores que influenciaram o início da 2ª guerra mundial (1939-1945) que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Os factores que fizeram despoletar a 2ª guerra mundial iniciaram-se na Europa em 1930 com os regimes totalitários na Alemanha e na Itália. A Alemanha liderada por Hitler, tinha como objectivo expandir o território Alemão e demonstrar a sua superioridade perante o mundo. Com isto desrespeitou o Tratado de Versalhes e reconquistou os territórios perdidos na 1ª guerra mundial.
Na Itália o partido fascista crescia sem limite liderado por Benito Mussolini assim como os poderes.
Nesta altura a Alemanha e Itália atravessavam um grave período financeiro com milhões de cidadãos sem emprego, com isto estes regimes fascistas “viraram-se” para criação de indústrias de armamento e de equipamentos bélicos.
Na Ásia, o Japão também tinha intenção de expandir o seu território. Com isto cria-se o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Com características militares e com planos de conquista elaborados em comum acordo. Estes três países tinham objectivos expansionistas.
Desenvolvimento dos conflitos:
A Segunda Guerra Mundial (1939 -1945) foi o conflito que mais vítimas causaram cerca de (50 milhões) em toda a história da humanidade. Foi provocada principalmente pelos três países em que tinham sido implantados regimes autoritários (Alemanha, Itália e Japão). Estes estados queriam ampliar as suas respectivas áreas de influência e