Segunda Guerra Mundial
A segunda guerra mundial
As tensões foram provocadas pelo descontentamento da Alemanha e da Itália, na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
O Eixo.
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo-Roma-Berlim-Tóquio. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
Coeferência de Munique
O expansionismo alemão ocorreu em 1938, com a anexação da Áustria e do território dos Sudetos na Tchecoslováquia. Como esta não estava disposta a ceder, a guerra parecia iminente. Foi então convocada uma conferência internacional em Munique.
Na conferência de Munique, em setembro de 1938, ingleses e franceses, seguindo a política de apaziguamento, cederam à vontade de Hitler, concordando com a anexação dos Sudetos.
Alemanha e URSS
O domínio alemão sobre a Tchecoslováquia representou uma ameaça á União Soviética, que temia a invasão de seu território pelos nazistas. E, 23 e agosto de 1939 Hitler e Stalin assinaram um pacto de não agressão entre os respectivos países. Esse pacto previa a anexação de territórios poloneses pela Alemanha e pela União Soviética e garantiu a Hitler a possibilidade de invadir a Polônia sem ameaça de intervenção soviética. O fato aparentemente contraditório, significa que Stalin pretendia ganhar tempo para militarizar a URSS.
De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha,Itália e Japão ).
O