Segunda Guerra Mundial
O cenário a Guerra O cenário da guerra foi imenso. Na Europa, poucos países ficaram fora do confliro. Quando os Estados Unidos e o Japão entraram no conflito, lutou-se na Ásia, na África, no Atlântico e no Pacífico.
O mundo em depressão A grande depressão que atingiu o mundo na década de 30 foi uma crise profunda do capitalismo liberal. Mais de 40 milhões de trabalhadores perderam o emprego e dezenas de países tiveram suas economia arrasadas. As democracias liberais foram abaladas, favorecendo a expansão das idéias socialistas e a instalação de regimes totalitários. A indústria bélica foi a solução encontrada por vários governos para aumentar o nível de emprego em seus países. Sem dúvida, essa depressão foi um dos importantes motivos que favoreceu a eclosão da Segunda Guerra. Além desse, devem ser considerados: a ineficiência da Sociedade das Nações, os conflitos que marcaram a década de 30, a busca do espaço vital e o expansionismo alemão.
A ineficiência da Sociedade das Nações A sociedade das Nações, formada logo após a Primeira Guerra Mundial, apenas solucionou algumas questões internacionais mas, por não possuir poder de coerção sobre seus membros, não conseguiu impedir vários conflitos que marcaram a década de 30, tais como a invasão da Mandchúria pelo Japão, a guerra sino-japonesa e a invasão da Etiópia pelos italianos.
A Alemanha outra vez em cena Após promover a industrialização alemã, Hitler necesssitava conseguir mercados consumidores. Para concretizar seu projeto de conquistar o espaço vital, desconsiderou as disposições do Tratado de Versalhes: restabeleceu o serviço militar obrigátorio,