conteúdos da Proposta Pedagógica para Educação de Jovens e Adultos e os seus objetivos
Então, como citam os autores, texto é tudo que escrevemos, até mesmo uma palavra é considerada texto, se estiver dentro de um contexto significativo em que alguém quer dizer algo para outra pessoa. Passo 2 Etapa 2 As características dos gêneros contextuais
Conto é um texto narrativo. Sua característica é uma narrativa curta e apresenta poucos personagens exe.: chapeuzinho vermelho, branca de neve, Cinderela. Na introdução, o narrador apresenta os personagens e o desenvolvimento consiste no conflito que é o momento em que as coisas começam a acontecer. O Clímax do conto é quando tudo pode acontecer. O suspense toma conta e a conclusão é quando a solução aparece o tão esperado final feliz. A fábula também é uma narrativa curta, um diálogo.
Podemos usar a fábula para censurar, recomendar, aconselhar. O enunciado serve de narrativa para ilustrar algum vicio, dando como exemplo uma lição de moral. A maioria das fábulas apresenta animais ou criaturas imaginárias como o boitatá.
A história em quadrinhos é outra narrativa por apresentar características em narração, como personagens, espaço, tempo, sobretudo pelo enredo. Nas histórias em quadrinhos, o diálogo é de forma direta, representada em formas de balões.
Localização dos balões- indicação das falas de cima para baixo, da direita para a esquerda.
Contorno dos balões – a forma como é criada representa a postura dos personagens, em linha continua a fala é pronunciada em tom normal. Em linhas interrompidas é a fala sussurrada. E em ziguezagueado, representa um grito ou um personagem falando alto. Os sinais de pontuação reforçam os sentimentos dos personagens. O emprego das onomatopias, conferem movimento à historia, imitam sons, entre os quais podemos citar:
Crash – para batida;
ZZZZ – para sono;
RRRR – para cão rosnando;
E Buum para explosão As Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas