segunda guerra mundial
Introdução;
Motivos que levaram o conflito;
Política externa de expansão;
Política de apaziguamento;
Sobre as invasões: Japão, Itália e Alemanha;
O que foi a guerra;
Países que entraram em conflito;
Expansão da guerra 1942 até 1945;
Batalha de Stalingrado;
Fim da guerra;
Dia D;
Bombas atômicas;
Rendição japonesa;
Conclusão;
Bibliografia.
Introdução
A 2ª guerra mundial foi o conflito que mais vitimas causou, teve inicio em 1939 e teve fim em 1945. Surgiu em consequência da política expansionista agressiva da Alemanha nazista. Pelos meios que envolveram, pela violência dos combates e pela duração que teve, este conflito transformou-se no mais mortífero de sempre.
Motivos que levaram o conflito
Vários fatores influenciaram o inicio deste conflito que se iniciou na Europa e rapidamente se espalhou pela África e Ásia.
Um dos mais importantes fatores foi o surgimento de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas.
O segundo fator mais importante foi o surgimento do nazismo (regime político liderado por Hitler) na Alemanha que desrespeitou o Tratado de Versalhes (tratado de paz).
Política externa de expansão
Expansionismo do eixo (Alemanha, Itália e Japão), com governos fortes e autoritários conseguiram dirigir seus esforços para recuperar a economia e o desenvolvimento militar. Adotaram na década de 30 uma política externa agressiva cujo objetivo era a expansão territorial, militar e econômica.
Política de apaziguamento
Grãs Bretanha e França diante da agressividade assumida se beneficiaram da ordem internacional e queriam evitar a explosão de uma nova guerra mundial.
Japão
O Japão estava interessado em expandir seus domínios pela Ásia principalmente em direção à China, em setembro de 1931, o Japão iniciou a invasão do reino da Manchúria, que era apoiado pelos chineses. Vitória militar, o Japão lançou-se em guerra contra a própria China (1935). Os conflitos asiáticos