Segunda Guerra Mundial
Resumo
Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi à guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.
As Tropas de Hitler invadem a Polônia O alvo seguinte de Hitler passou a ser a ser a Polônia. O país, surgido no final da Primeira Guerra Mundial, tinha sido o maior beneficiário dos territórios cedidos pela Alemanha após sua derrota. Os autores do Tratado de Versalhes concluíram que a Polônia deveria ter uma saída para o mar Báltico. Como vimos, a solução encontrada foi o corredor polonês, que atravessava a Alemanha e isolava uma pequena parte de seu território. Hitler passou a exigir o fim do corredor e ameaço a Polônia com a Guerra, se não fosse atendido. Numa tentativa de deter as ambições de Hitler, França e Grã Bretanha prometeu apoio aos Poloneses. Hitler não se intimidou, e no dia 1° de setembro de 1939, ordenou a invasão à Polônia. Dois dias depois, a Grã Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha. Era o inicio da Segunda Guerra Mundial.
Um acordo inesperado
Alemanha e União Soviética dividem a Polônia entre si. Uma semana antes da invasão da Polônia, representantes da Alemanha e da União Soviética haviam assinado o Acordo de na agressão entre os dois países. O acordo entre soviéticos e alemães