Segunda guerra mundial
( Desde o fim da Primeira Guerra Mundial, Hitler tinha a obsessão de livrar a Alemanha da humilhação do Tratado de Versalhes.
( Este tratado foi imposto pela França, Inglaterra e Estados Unidos, em 1919, desmoralizando e levando a Alemanha a uma crise econômica.
( Este fato, associado a outros, levou a Europa à Segunda Guerra Mundial, a mais destrutiva da história, que durou de 1939 a 1945.
( Morreram, nesta guerra, cerca de 40 milhões de pessoas, entre judeus, minorias étnicas, soldados e populações dos países envolvidos no conflito.
4. Causas
( A principal causa da guerra foi o Tratado de Versalhes. O povo alemão estava bem convencido de que suas dificuldades econômicas estavam ligadas a este tratado.
( Hitler, através do movimento nazista, canalizou o descontentamento dos alemães para a realização de seu plano, visando anular as imposições do tratado.
( Para isso, ele defendia a necessidade de conquistar novos territórios, o que era a base da ideologia do espaço vital, conhecida como lebesraum.
( De acordo com esta ideologia, era preciso realizar a integração das comunidades alemãs espalhadas pela Europa, como a Áustria e Dantzig.
( Além disso, ele considerava importante conquistar a Polônia e a Ucrânia, esta última uma região fértil que produzia trigo, manganês e outras matérias-primas.
5. A expansão
( O plano de expansão arquitetado por Hitler estava organizado segundo etapas bem calculadas. Em 1938, com apoio dos austríacos, anexou a Áustria à Alemanha.
( Em seguida, exigiu a integração das minorias germânicas que habitavam os Sudetos, região montanhosa da Tchecoslováquia.
( Em setembro de 1938, na Conferência de Berlim, os ingleses e franceses permitiram a anexação dos Sudetos, seguindo a política de apaziguamento, que consistia em tolerar algumas práticas para evitar conflitos.
( Em 20 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. Este pacto garantia que a