segunda guerra mundial
A Alemanha, humilhada após a Primeira Guerra Mundial, durante 15 anos, viveu a sua pior crise econômica motivada pelo Tratado de Versalhes. Em 1933, Adolf Hitler conquistou, por vias legais, o cargo de chanceler alemão. Em sua candidatura, acabou com os partidos de esquerda e os sindicatos, censurou meios de comunicação e rompeu com o Tratado de Versalhes. De 1933 à 1938, a Alemanha construiu fábricas de material bélico, treinou soldados e mobilizou tropas para sua revanche. Hitler juntou a Alemanha, a Itália e o Japão e criou uma nova aliança, o Eixo, que partia do princípio de que a Alemanha precisava de mais espaço para seu desenvolvimento econômico, justificando com isso, a intenção da Alemanha de reconquistar o território perdido na guerra.
Então, em 1938, a Alemanha começou a invasão dos países que estavam ao seu redor: a Áustria, em
1938 a Tchecoslováquia (República Tcheca e República Eslovaca), em 1939. Em setembro de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia, a França e a Inglaterra (Aliados) declararam guerra à
Alemanha. Em menos de um ano, a Alemanha já havia invadido a Holanda, Luxemburgo,
Dinamarca, Noruega e a maior parte da França.
O Japão e a Itália, como estavam a favor da Alemanha, ajudaram na invasão de alguns países. A
Itália invadiu a Albânia e a Somália. Já o Japão não só invadiu a Malásia, Cingapura, Filipinas e outras regiões, como destruíu o principal porto da marinha americana, Pearl Harbor. Após essa destruição, restaram somente aos Estados Unidos, 3 porta-aviões. A guerra se estendeu também à
China e ao norte da África. No final do ano de 1941, os Estados Unidos e a Rússia, entraram na guerra ao lado das tropas aliadas.
Em meio à guerra, na Alemanha, Hitler perseguia todos os que não eram alemães, que ele considerava arianos, principalmente os judeus. No final da guerra, Hitler havia matado cerca de 30 milhões de pessoas.
Em 1943, a Itália assinou um acordo de paz com os países aliados. Em