Segunda Guerra Mundial
1. Introdução
2. Um novo conflito mundial
3. A expansão nazista
4. A formação do Eixo
5. A um passo da guerra total
6. A perseguição aos judeus
7. O Holocausto
8. A ofensiva do Eixo
9. A ofensiva dos aliados
10. O brilho dos mil sóis
11. A resistência e a Segunda Guerra Mundial
12. O acerto de contas
13. A agonia do Velho Mundo
14. Conclusão
15. Bibliografia
1. Introdução
O presente trabalho consta de uma pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial. Neste trabalho iremos falar sobre: a perseguição aos judeus que cabe destacar os acontecimentos do Holocausto; a ofensiva do Eixo; a ofensiva dos Aliados responsável pelo ocorrido da explosão da bomba atômica em duas cidades do Japão; a resistência e a Segunda Guerra Mundial; o acerto de contas e a agonia do Velho mundo.
2. Um novo conflito mundial
O período entreguerras (1919-1939), como vimos, foi uma época de crise para a sociedade europeia, que sofreu profundos abalos na política, na economia e nos seus valores liberais.
O desemprego e as desastrosas consequências da crise de 1929 acentuaram ainda mais o clima de incerteza presente na população. Além disso, a instabilidade política e econômica e a descrença nas instituições liberais colaboraram para a ascensão de regimes autoritários e totalitários em diversos países, notadamente o nazismo alemão e o fascismo italiano, que serviram de inspirações para outros modelos de governos.
3. A expansão nazista
Em março de 1929 havia na Alemanha 2,8 milhões de trabalhadores sem emprego. Em 1931, o número de desempregados era superior a 5milhões, e no ano seguinte atingiu 6 milhões.
O governo de Adolf Hitler afirmava que os problemas alemães estavam ligados ao Tratado de Versalhes e á conspiração internacional de financistas judeus. Com isso, a comunidade judaica passou a ser perseguida nos país. Para minimizar o problema do desemprego, Hitler financiou a construção de grandes