Sedentarismo
2. Uma vida sedentária pode provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular, comprometer o funcionamento de vários órgãos, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças
3. O sedentarismo traz o aparecimento de doenças como a hipertensão, diabetes, obesidade, doenças respiratórias, aumento de colesterol, infarto e outras complicações cardíacas.
4. É preciso fazer uma mudança de hábitos, praticando exercícios e atividades físicas como correr, caminhar, pedalar, nadar, além de praticar esportes.
5. muitas vezes as alternativas estão ao alcance do cidadão mas passam desapercebidas.Aumentar o gasto calórico semanal é possível, simplesmente dispensando os confortos da vida moderna. é válido fazer alguns esforços no dia a dia como deixar o controle remoto de lado e levantar para mudar o canal da TV, procurar subir as escadas ao invés de usar o elevador, etc.. praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, é a dose suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
6. Quando se trata de praticar exercícios moderados como a caminhada, raramente existirá uma contra-indicação . A liberação para a prática de atividades físicas, principalmente as atividades competitivas e de maior intensidade, deve partir do médico.
7. É essencial seguir o bom senso e praticar exercícios como um hábito de vida e não como quem toma um remédio amargo.O ideal é fazer alongamentos antes das atividades, mas a principal orientação é fazer exercícios com prazer, sentindo bem-estar. Deve-se ingerir líquidos antes, durante e depois de exercícios.
8. A função da roupa durante o exercício é proporcionar proteção e conforto térmico. Agasalhos que provocam aumento excessivo da sudorese devem ser evitados porque provocam desconforto e desidratação, não exercendo nenhum efeito positivo sobre a perda de peso.