sedentarismo
O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.
Causas
é a evolução humana. Com a tecnologia, hoje você não faz mais esforço físico pra nada (máquina de lavar, batedeira, aspirador de pó, liquidificador e controle remoto, por exemplo)
A falta de tempo pra se comer bem e com calma (aí você engole qualquer porcaria de fast-food), a ambiente de trabalho ( ficar horas sentados numa mesa, na frente de um computador) chega em casa fica boas horas na frente da televisão... Academia? dá preguiça, custa dinheiro, não tem tempo... entre outras desculpas.
Acho que são esses os fatores principais do sedentarismo nos dias de hoje.
Consequências
- Acumulo de gorduras (pois não haverá queima da energia adquirida dos alimentos).
- Dores no corpo ( causadas pelo desuso do sistema locomotor com a falta de caminhar e exercitar ).
- Colesterol, depressão, diabete, obesidade, é considerada a doença do século.
Prevenção
Trinta minutos por dia
Para começar a se exercitar, bastam 30 minutos de atividades físicas, moderadas e constantes. Isso já é o suficiente para não ser considerado sedentário.
Algumas opções para fugir do sedentarismo no dia-a-dia:
A prática de exercícios faz bem ao organismo, trabalha as articulações, os sistemas circulatórios e vascular e até ajuda no tratamento de doenças, como o diabetes. Exercícios também fazem bem para a cabeça. Eis algumas coisas que podem ser feitas para evitar o sedentarismo:
- andar; - subir escadas;
- cuidar do jardim;
- lavar o carro;
- levantar para trocar o canal da TV...
Quem