Sdgs
FOLHA DE ROSTO
A MOTIVAÇÃO E AS NECESSIDADES HUMANAS
Conceito de Motivação:os fatores que iniciam, dirigem e sustentam o comportamento humano no decorrer do tempo. A motivação nem sempre vem de pagamentos ou recompensa salariais justas ou generosas, mas por recompesas sociais, simbólicas e não-materiais, as consequências que traz as pessoas se desmotivar no plano invidual é desistímulo à produtividade devido a crise de motivações e o subemprego do capital humano, e no plano político que pode ocasionar revoltas futuras. Os gerentes das empresas tem metas básicas para motivar o trabalhador a desempenhar suas atividades em seu mais alto nível, a motivação humana é um tema muito discutido no século xx. A experiência da fábrica de Hawthorne, da General Eletric Company, de Chicago, Estados Unidos, no final dos anos 20 e começo dos 30, é tida como primeiro dos experimentos intervenção maior dos cientistas do comportamento, segundo seu estudo,foi planejado com o intuito de estabelecer a existência de alguma relação entre as condições de trabalho e a incidência de fadiga ou monotonia entre os empregados, sendo assim, fez com que por volta de1950 se reiniciassem sérios estudos sobre o processo motivacional.
Necessidades humanas Para compreender a motivação precisamos entender as necessidades humanas,a teoria das relações humanas constatou a existência das necessidades humanas básicas,são elas ás vezes determinada por causa do entendimento do homem,são necessidades ou motivos ,forças conscientes ou inconscientes,a motivação se refere as necessidades do indivíduo. O homen é dotado de necessidades ,satisfeita uma necessidade surge outra em seu lugar,os três niveis ou estágios de motivação correspondem ás necessidades fisiológicas ,psicológicas e de auto-realização.
Necessidades fisiológicas São necessidades primárias ,vitais ou vegetais ,relacionadas a sobrevivência do indivíduo, tais como a de alimentação, sono, atividades física,