Sdadasdada
2214 palavras
9 páginas
Ciências ContábeisAlessandra Cristiane Karina Marlene Rafael Henrique
Instrumentos Financeiros
Definição de Instrumentos financeiros.
CPC 14: Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação.
IAS 39 e IAS 32 (IASB) – Partes
CPC 38: Reconhecimento e Mensuração.
IAS 39
CPC 39: Apresentação
IAS 32
CPC 40: Evidenciação
IFRS 7
Instrumentos Financeiros
É qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro da entidade, e a um passivo financeiro ou instrumento
patrimonial de outra entidade.
Instrumentos Financeiros
Instrumentos Financeiros
Os Instrumentos Financeiros são tratados nas Normas Internacionais de Contabilidade IAS 32, IAS 39 e IFRS 7, abordam os aspectos de um mesmo assunto: IAS 32 – Divulgação e Apresentação; IAS 39 – Reconhecimento, Mensuração; IFRS 7 – Divulgações.
OBJETIVO DO CPC 14
O objetivo deste pronunciamento é estabelecer princípios para o reconhecimento e a mensuração de ativos e passivos financeiros e alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros e para divulgação de instrumentos financeiros derivados.
Aplicação CPC 14
O CPC 14 deve ser aplicada a todos os instrumentos financeiros, exceto os seguintes: Investimentos em subsidiárias, coligadas ou controladas; Valores a pagar ou receber de leasing; Impostos a pagar; Benefícios a empregados; Derivativos relacionados com contratos de compra de produtos para uso próprio, sob certas condições; Garantias financeiras para compensar perdas de quem tem a garantia; Contratos de seguros; e Derivativos relacionados ao clima.
ORIGEM DO INSTRUMENTO FINANCEIRO EM UMA ENTIDADE – IAS 32 ATIVOS FINANCEIROS Dinheiro, caixa, saldos bancários; Títulos patrimoniais. Exemplos: ações, bônus de subscrição. Direitos contratuais De receber caixa ou outro ativo financeiro.
Exemplos: Recebíveis, como empréstimos concedidos e duplicatas a receber; Empréstimos Concedidos.
De trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade sob condições