Scouts
Construir jangadas que vão ao fundo!
É deixar queimar o jantar!
É ir, em sonhos, ao fim do mundo…
É nunca parar de lutar!
O lenço azul é nosso orgulho
A nossa ambição
É o sinal mais profundo da nossa paixão!
Na III erra-se muito
Mas aprende-se mais
É um caminho duro
Mas nunca longo demais!
Ser pioneiro é…
É ser nesta vida alguém…
É caminhar sempre mais além…
Ser pioneiro é mais do que aquilo que se diz.
No fundo, ser pioneiro é ser FELIZ!
O livro começa por referir a história de um jovem chamado Mário Jiménez, que deixa o seu trabalho como pescador e passa a sercarteiro.
Mário Jiménez admira muito o trabalho poético de Pablo Neruda, este é a única pessoa quem Mário entrega o correio.
Mário também desejava e esperava que Pablo dedica-se-lhe um livro, atéque esse desejo é realizado e ambos começam uma grande relação de amizade.
Mais tarde Mário apaixona-se por uma bela rapariga chamada de Beatriz, depois com uma grande ajuda de Pablo , Mário ganhamuita inspiração que ira fazer com que conquiste a sua amada.
De seguida Mário casa-se e Pablo é nomeado como embaixador do Chile em França, passado algum tempo Pablo sente saudades da ilha Negra e pedea Mário que grave sons e lhe enviar, essa tarefa foi concluída com satisfação por Mário Jiménez.
Certa altura Pablo fica muito doente e regressa a ilha Negra, mas poucos dias depois acontece um golpemilitar contra Allende para o derrubar. Por fim, Mário convence a ir para o hospital onde Pablo acaba por morrer.
O livro “O Carteiro de Pablo Neruda” é uma comédia romântica, muito interessante edivertida.
Este livro apresenta uma grande amizade que se vai construindo entre Mário Jiménez e Pablo Neruda, esta amizade faz com que Mário fique muito feliz, pois é amigo do seu “ídolo”. Com estaamizade Mário vai ter um grande interesse em aprender poesia. E vai ser com esta poesia que Mário vai conquistar Beatriz e será a partir desta parte o romantismo vai começar.