SCCM
Um completo entendimento dos requisitos do software é essencial para o sucesso de um esforço de seu desenvolvimento. A atividade de análise e especificação de requisitos é um processo de descoberta, refinamento, modelagem e especificação. O escopo do software definido no planejamento do projeto é refinado em detalhe, as funções e o desempenho do software são especificados, as interfaces com outros sistemas são indicadas e restrições que o software deve atender são estabelecidas. Modelos dos dados requeridos, do controle e do comportamento operacional são construídos. Finalmente, critérios para a avaliação da qualidade em atividades subsequentes são estabelecidos. Os principais profissionais envolvidos nesta atividade são o engenheiro de software (muitas vezes chamado analista) e o cliente / usuário.
Neste texto, dividiremos a atividade de Análise e Especificação de Requisitos em duas outras com propósitos mais específicos, ainda que extremamente relacionadas:
• Elicitação de Requisitos: nesta atividade, os requisitos são capturados sob uma perspectiva dos usuários, isto é, os modelos gerados procuram definir as funcionalidades (requisitos funcionais) e restrições (requisitos não funcionais) que devem ser consideradas para atender às necessidades dos usuários;
• Análise: nesta atividade, são modelados as estruturas internas de um sistema capazes de satisfazer os requisitos identificados.
A etapa de Elicitação de Requisitos (ou Especificação de Requisitos) é independente de paradigma, uma vez que trata os requisitos do sistema sob uma perspectiva externa.
Entretanto, a atividade de Análise, que modela as estruturas internas de um sistema, é completamente dependente do paradigma adotado no desenvolvimento.
2. Requisitos
Definição:
Requisitos são especificações que deverão ser implementadas. Eles são descrições de como o sistema deverá se comportar ou que propriedades ou atributos deverão ter.
Outra