Saúde e segurança no trabalho
A ergonomia é uma área da ciência econômica que aborda um contexto moderno de trabalho. A ergonomia cuida da adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho.
Entre as condições de trabalho destacam-se: levantamento, transporte e descarga de materiais, mobiliário, condições ambientais de conforto e a organização do trabalho.
O objetivo central desse trabalho é o ser humano suas habilidades, capacidades e limitações, podemos dizer que o objetivo da ergonomia é aumentar a eficiência do trabalho humano.
II- ERGONOMIA
Segundo a Ergonomics Research Society (1949), "Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento".
Já para Wisner (1987), "Ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência".
Mai tarde (1994), esse autor reformula seu conceito incluído o saber do trabalhador no mesmo nível do saber técnico científico e como condição indispensável para o sucesso da ação ergonômica.
Esse conceito, com as devidas adaptações, foi adotado pela NR-17 em seu subitem 17.1, que dispõe:
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
III- LEVANTAMENTO, TRANSPORTE E DESCARGA INDUSTRIAL DE PESO
O art. 198 da CLT estabelece que é de 60 kg (sessenta quilogramas) o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ao passo que à