saúde e higiene no trabalho
Ambiente de Trabalho é o local ou o ambiente onde se desenvolvem as ações de trabalho, convivência e permanência dos trabalhadores, enquanto no exercício de suas atividades laborais.
O ambiente do trabalho é importante para a segurança e qualidade de vida dos trabalhadores. Muitos desses, acrescentando os tempos de deslocamentos de suas residências para o local de trabalho e vice-versa, chegam a ficar mais de 70% de seu tempo diário. Assim, o ambiente e as características dos trabalhos realizados devem ser os mais agradáveis possíveis a fim de que os trabalhadores se sintam bem.
Um trabalhador feliz é um trabalhador mais confiante. Também é um trabalhador mais motivado. O conjunto desses fatores possibilita que o mesmo assuma sempre posturas defensivas frente aos riscos que possam se apresentar.
Com essa visão da questão pretende-se apresentar algumas considerações a respeito ao Ambiente de Trabalho e dos problemas que esse ambiente mal gerenciado pode representar para a segurança dos trabalhadores.
CLASSIFICAÇÃO DOS POLUENTES
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar e que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.
O nível de poluição atmosférica é medido pela quantidade de substâncias poluentes presentes no ar. A variedade das substâncias que podem ser encontradas na atmosfera é muito grande, o que torna difícil a tarefa de estabelecer uma classificação. Para facilitar esta classificação, os poluentes são divididos em duas categorias:
Poluentes Primários
Poluentes Secundários
Exemplo de poluentes primários:
Os gases emitidos dos tubos de escape de um veículo automóvel ou de uma chaminé de uma fábrica.
Exemplo de poluentes secundários:
O ozônio troposférico (O3), o qual