Saúde Mental da Mulher (Enfermagem)
Curso de Graduação em Enfermagem
Ana Flávia Pilotto
Ana Laura Campoi
Ana Teresa Aguiar
Laísa Leoncini
Roberta Kiara
Vanessa Soares
Saúde Mental da Mulher
Uberaba Janeiro/ 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Curso de Graduação em Enfermagem
Disciplina de Saúde Mental
Trabalho apresentado pelas alunas do quarto período do curso de enfermagem, como pré requisitos da disciplina de Saúde Mental.
Orientador: Prof. Dr. Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa
Uberaba
Janeiro/2014
Introdução
A conscientização de que os transtornos mentais representam um sério problema de saúde pública são relativamente recentes, as mulheres são a maioria da população brasileira e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda.
No caso das mulheres, os problemas são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico.
As mulheres vivem mais do que os homens, porém adoecem mais frequentemente.
No Brasil, as principais causas de morte da população feminina são por doenças cardiovasculares, infarto agudo do miocárdio, AVC, Neoplasias (o câncer de mama, de pulmão e o de colo do útero), doenças do aparelho respiratório (pneumonia), doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (diabetes) e causas externas. (BRASIL, 2000)
A OMS afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. É o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas, estar de bem consigo e com os outros, aceitar as exigências da vida, pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a