SAÚDE ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
1 INTRODUÇÃO
Imagem pessoal sempre foi uma preocupação dos que alcançaram sucesso, ainda que no sentido moral, ético e estético. Estudos mostram que a imagem pessoal voltada para a cosmetologia, para a aparência, para a estética e para o bem-estar tem alcançado níveis de atenção cada vez mais altos.
Partindo dessas afirmações, como pode um profissional de estética se destacar e atrair essas atenções? Quais posturas éticas adotar? Como causar uma excelente impressão em seu ambiente de trabalho? Como devem ser os cuidados com a sua própria saúde e a dos seus clientes? E, afinal, o que é belo? Como escapar das armadilhas impostas pelo meio onde se estabelece como únicas as suas determinações de beleza?
Estas e outras questões podem ser esclarecidas neste trabalho que tem o objetivo de indicar ao profissional de estética o caminho mais acertado para a prática desta profissão, cada vez mais valorizada.
Além do mais, não custa relembrar que o profissional de estética deve sempre estar atento à idéia de que a verdadeira beleza caminha sempre, lado a lado, com a ética, com a responsabilidade e com a saúde.
2 DESENVOLVIMENTO “As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental. É preciso que haja qualquer coisa de flor em tudo isso...” Mal interpretado ou não, Vinicius de Moraes causa discussões de todos os níveis com a sua, tão conhecida obra, “Receita de Mulher. A beleza foi e sempre será desejada, mas nos moldes de cada um, afinal, o que é ser belo? Para muitos ser belo é ser simples, é ter o desejo de viver, é estar de bem com a vida, é amar a si mesmo... Então fica fácil de entender que aquele que se ama, que tem o desejo de viver, que está bem consigo mesmo procura valorizar tudo que possui, cuida de seu bem-estar, da sua própria saúde e procura deixar naqueles com quem convive, a suave