Saúde coletiva
A inserção efetiva do uso da epidemiologia no planejamento das ações em saúde é um assunto importante,por sugerir uma tomada de decisão mais acertada no campo da saúde, podendo refletir na prevenção de ,doenças e promoção da saúde da população.
Os dados epidemiológicos no planejamento em saúde. chegou-se a conclusão de que a importância da epidemiologia no planejamento em saúde é percebida, como a importância do próprio planejamento para a gestão das unidades, sinaliza algumas ações que já vêem sendo tomadas com base nos dados epidemiológicos, entretanto, existem ainda enfermeiras que não utilizam destes recursos devido à falta de tempo ou até mesmo que osutilizam de maneira “tímida”, podendo às vezes, não chegar aos resultados esperados.
BREVE INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIAASPECTOS CONCEITUAIS
A epidemiologia é uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, aspecto que a diferencia da clínica, que tem por objetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais.
Como ciência, a epidemiologia fundamenta-se no raciocínio causal; já como disciplina da saúde pública, preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade.
A epidemiologia constitui também instrumento para o desenvolvimento de políticas no setor da saúde. Sua aplicação neste caso deve levar em conta o conhecimento disponível, adequando-o às realidades