saúde coletiva
Disciplina: Enfermagem & Saúde Coletiva 2
Professora: Renata Carneiro Ferreira.
MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS
Fortaleza, Ceará.
Introdução
Neste relatório, falarei sobre medidas antropométricas, tais como: pressão arterial, peso, glicemia e altura. Definirei cada uma, explicarei quais são os materiais utilizados, as técnicas e a importância de realizar estes procedimentos. Segundo Michels,2000, a antropometria é a “Parte da antropologia que estuda as proporções e medidas do corpo humano”.
Desenvolvimento A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico. O primeiro se refere à força de bombeamento do coração e o segundo, à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braços, pernas e abdome). A pressão não é fixa e pode variar instantaneamente, dependendo do estado da pessoa no momento (se está em repouso, em atividade, nervosa ou falando alto, por exemplo). O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É a almejada pressão 12/8.
- Material utilizado: estetoscópio e o esfigmomanômetro.
- Técnica: se apresentar ao paciente, falar o objetivo do procedimento e fazer algumas perguntas, como por exemplo: se realizou alguma atividade física(se sim, esperar 1 hora), se subiu ou desceu alguma rampa ou escada(se sim, esperar 5 minutos), se ingeriu alguma bebida quente ou gelada(se sim, esperar 30 minutos), se é fumante(se sim, esperar 30 minutos) e se faz uso de algum anti-hipertensivo. O segundo passo é pedir ao paciente que sente (com os pés no chão), mas se necessário, deitado, braço na altura do coração, ligeiramente fletido, palma da mão para cima. Em seguida, o profissional deve