savanas
Savanas pantanosas: composições vegetais que ocorrem tanto em regiões de clima tropical como subtropical dos cinco continentes, esse tipo de savana sofre inundações frequentemente.
Savanas montanhosas: ocorre em zonas alpinas e subalpinas em diferentes lugares do mundo. Por causa do isolamento geográfico abriga espécies endêmicas.
Savanas temperadas: encontradas em media latitude e em todos os continentes, são influenciados pelo clima temperado, o verão é relativamente úmido e o inverno seco. A vegetação é formada por gramíneas.
Savanas mediterrâneas: vegetação que ocorre em regiões de clima mediterrâneo. Nesse lugar o solo é pobre, germinando sobre a superfície arbustos e arvores de pequeno porte, isso ocorre sérios riscos de ser destruído pelas mãos humanas
A vegetação da savana é determinada mais por características do sol do que pelas condições climáticas, é o caso das regiões com solos arenosos que não permite o crescimento de uma vegetação de alto porte, também ocorre como solos pobres um nutriente ou muito rígido.
As savanas podem ser encontrados na Africa, América do Sul e Austrália, mas em cada região apresenta alguma diferença.
A savana brasileira e australiana tem como principal diferença da savana africana
Existe um grande número de paisagens naturais no mundo, as características da vegetação, por exemplo, é resultado das composições climáticas. Savana é nome dado a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. A topografia geralmente é plana com clima tropical, apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca. As Savanas ocorrem, principalmente, na zona intertropical do planeta, por esse motivo recebe uma enorme quantidade de luz solar.
A espécie de savana mais conhecida é a africana, no entanto, há outras: savanas tropicais (africana), savanas subtropicais, savanas temperadas, savanas mediterrâneas, savanas pantanosas e savanas montanhosas.
As