Satelite Meteosat
Desde 1977 a serie de satélites europeus METEOSAT foi responsável pelo lançamento de 10 satélites geoestacionários.
Os dados e serviços são principalmente usados para a meteorologia, dando ênfase a previsão do tempo, mas também podendo ser utilizados em outras áreas, como a agricultura.
O satelite é operado pela eumesat e a ESA ( Agencia Espacial Europeia) que continuou a atuar no desenvolvimento de segmento espacial.
A primeira geração de METEOSAT foi importante para promover as pesquisas na area de previsao do tempo por mais de 3 décadas, sendo formada pelos sete primeiros satelites.
Em 2002 a EUMESAT e a ESA lançaram a segunda geração de satelites em órbita, dois de cada geração oferecendo produtos diferenciados: meteosat 7- posicionado sobre o oceano Indico, com fornecimento a cada 30 minutos de novas imagens; meteosat 9 esta posicionado sobre Africa e transmite imagens a cada 5 minutos; a meteosat 8 copia do satelite 9 e 10 posicionado sobre a Africa e imagens da Europa e a Africa a cada 15 minutos.
As imagens e os dados adquiridos pelos satelites são recebidos pelas estaçoes que ficam em solo, onde são processados e disseminados para usuarios em tempo quase real. Em 2012 foi lançado o meteosat 10, tambem conhecido como MSG 3 tendo previndo o MSG 4 no começo do ano que vem em 2015.
Principais sistemas sensores
MVIRI: o sensor encontra-se a bordo da primeira geração de satélites METEOSAT possui tres canais que operam nas regioes do visivel e infravermelho termal.
O instrumento permite o imageamento continuo a cada 0 minutos, é capaz de obter imagens diurnas e noturnas da terra. Determinar a quantidade de vapor de agua presente no topo da atmosfera, determina a temperatura no topo das nuvens e do oceano.
SEVIRI: encontra-se a bordo da segunda geração de satelites METEOSAT e opera em 12 canais espectrais, nas regioes do visivel , infravermelho próximo e infraverelho termal. É capaz de obter imagens metereologicas a cada 15