Sasas
Este filme, que tem como personagem principal o ator Charles Chaplin, mostra um pouco dessa revolução. No começo mostra que o trabalho dos operários era quase escravo, eles trabalhavam feitos loucos sem parar, e ainda mais o chefe colocava pressão, que aumentava a velocidade da esteira, na qual estavam as peças para apertar. Ainda mais inventaram um máquina que serviam refeições aos operários, com o objetivo de que os operários não parassem de trabalhar, essa engenhoca vou testada por Charles, mas por sorte dos operários, a maquina na prestou.
Com toda essa pressão, para não perder o ritmo de trabalho Charles enlouquece e foi levado para um hospício. Quando Charles sai do hospício é confundido com um grupo protestante, que dignados com a forma de trabalho, vai a ruas reivindicando seus direitos, mas acontece que quando Charles sai do hospício, lelé encontra uma bandeira que caiu de um caminha e vai tentar entregar, mas só que atrás dele vinha um grupo de protestante e ele é confundido com eles pela policia que tentavam reprimi-los. Contudo Charles é preso.
Charles vai trabalhar em outra fabrica, pois a que ele trabalhava tinha fechado, ele trabalhou, mas não por muito tem, pois os funcionários entram em greve por divisão de trabalho, diminuição da carga horária, reajuste de salários entre outros fatores. Com isso ele fica desempregado sem ter o que comer. Pois é nesta faze que a maquina começa a “tomar o lugar do homem”.
Apesar de ser uma comédia o filme aborda questões sociais sérias: A era da industrialização fez com que a máquina tomasse o lugar do homem causando desemprego e revoltas, e também induzindo muitos a optar pela