Sarna otodecica
A sarna otodécica é uma parasitose que acomete cães e gatos, causada pelo ácaro
Otodectes cynotis, que provoca lesões e otites é comum a presença de grande quantidade de cera, de cor castanho escuro, quase preta, onde a coceira é um sinal característico. Quais são os sinais clínicos da sarna otodécica?
Animal balança a cabeça e coça a orelha, provocando escoriações. Otite externa com secreção e grande irritação local. Lesões podem estar restritas ao canal auditivo externo ou atingir outras partes do corpo, acarretando dermatite ao redor das orelhas, pescoço e cabeça. O cerúmen em excesso é causado por uma reação do conduto auditivo em decorrência da presença de inúmeros ácaros (sarna).
O animal coça muito as orelhas, geme e pode chacoalhar a cabeça insistentemente. Esse tipo de sarna fica restrito ao conduto auditivo, não aparecendo lesões no resto do corpo, e não é transmissível ao homem.
O excesso de cera nos ouvidos e o traumatismo causado pelo ato de coçar violentamente com as patas, fazem com que o cão ou gato desenvolvam inflamação nos ouvidos
(otite), causando dor e desconforto.
Como diagnosticar a sarna otodécica? O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados e em exames específicos realizados pelo médico veterinário. Através do exame otoscópico é possível identificar os ácaros adultos no canal auditivo do animal. O exame microscópico da secreção do ouvido (cerúmen) permite a visualização das formas imaturas do ácaro aí presentes.
A sarna Otodécica é contagiosa entre os animais. Quando a mais de um cão ou gato na casa, mesmo que apenas um apresente os sinais clínicos, todos devem ser tratados.
Tratamento...
O tratamento consiste em aplicar medicamentos parasiticidas no conduto do animal por um período de tempo prolongado, a critério do veterinário. O ácaro embora não cause lesões fora dessa região, pode estar presente também na pelagem, por isso,