sarau cecilia meireles
Cecília Meireles
Cecília Meireles foi uma poetisa e jornalista, e é considerada umas das maiores escritoras brasileiras, com mais de 50 obras publicadas, além disso foi professora de línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional. É considerada uma das vozes líricas mais importantes da literatura de língua portuguesa.
Nascida em 07 de novembro de 1901, na Tijuca RJ e falecida em 09 de novembro de 1964.
Com dezoito anos, Cecília Meireles publicou seu primeiro livro de poesias, chamado Espectro. Seus livros eram influenciados pelo Modernismo, Romantismo e outros.
Na profissão de jornalista, publicava matérias sobre os problemas na educação, e por esse seu interesse, foi fundadora da primeira biblioteca infantil do Brasil, no ano de 1934. Seu interesse pela educação e pelas crianças fez com que tivesse também um grande reconhecimento na poesia infantil, com textos como "O Cavalinho Branco", "Colar de Carolina", "O mosquito escreve" e muitos outros.
No ano de 1939, Cecília publicou "Viagem", livro que acabou ganhando o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
Sua obra privilegia a riqueza do léxico, em uma linguagem que explora os símbolos e imagens sugestivas. Cecília se desvenda em fases de amar, fases de calar, fases apenas de ser humana.
Bem vindos a todos à MULHER DE FASES.
CENÁRIO: Uma pessoa, atrás de uma cortina transparente, representando a autora.
NARRADORA: Tenho fases como a lua, fases de andar escondida, fases adversas 2.º ATO: POEMA LUA ADVERSA
Tenho fases, como a lua,
Fases de andar escondida, fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e que vêm, no secreto calendário que um astrólogo arbitrário inventou para meu uso.
E roda a melancolia seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...).
No dia de alguém ser meu