Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro
CURSO: MATEMÁTICA
BIMESTRE: 4º
PROFESSOR: MAURÍCIO MANZALLI
PERGUNTA: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
Com o passar dos anos, fica óbvio que os recursos naturais que tínhamos há uns 20 anos atrás não é o mesmo com o que nos deparamos hoje em dia. Claro que estranhamos a ausência de muitas coisas que na nossa infância tínhamos em abundancia (bosques, florestas, rios, lagos, igarapés, etc...), e que, fica difícil explicar para a geração do presente, como tudo isso foi se deteriorando.
Focando esse assunto, nota-se claramente a ausência de uma educação para orientar de que forma podemos controlar, ou até mesmo, salvar a biodiversidade que nos cerca, uma vez que já passamos por uma etapa visualmente clara no decorrer dos anos a devastação de muitos recursos naturais que antes eram abundantes.
Não tínhamos na época noção do que aconteceria no futuro, e, ninguém melhor do que nós, futuros educadores, com idades amadurecidas, para esclarecer os riscos e danos que podem afetar o futuro do planeta sem uma educação de preservação ao meio ambiente.
Uma vez que não tivemos essa educação, e por isso, nota-se como foi tarde controlar esse fato desastroso na natureza.
A Educação Ambiental é uma forma prática e bem aceita em um ambiente educacional, pois, torna-se uma responsabilidade do educador repassar aos alunos de séries primárias, como reciclar e evitar o desperdício, sem falar na importância que é a preservação de nossas florestas.
Aprender questões básicas de limpeza nas escolas (papel, vidro, cascas de lápis, etc...), também implica em uma boa relação com o meio ambiente e com a sociedade, visando que o lixo, pode ser reutilizado se armazenado adequadamente.
Podemos salientar que com a Educação Ambiental nas escolas, os alunos podem ter hábitos muito diferentes em termo de sustentabilidade, ao