Sarampo: Informações tecnicas
Departamento de Farmácia – FFOE
Disciplina IPF/II – 2014.1
Aluno: Maria Emilia Pessoa Farias
ESTUDO DIRIGIDO – SARAMPO
Leia o texto abaixo e responda.
1 Qual o agente etiológico do sarampo?
Sarampo é uma patologia viral, onde seu agente etiológico é o Morbillivirus Paramyxoviridae.
2 Quem é o reservatório e fonte de transmissão da doença?
Até onde se sabe, o o homem é a única fonte de transmissão da doença e único reservatório.
3 Como é transmitida o sarampo?
O sarampo é altamente contagioso, sendo transmitido pelas pessoas através de secreções que saem nos espirros ou tosse, respirar ou falar.
4 Qual o período de incubação?
Variável entre o 7º e o 16º dia, ocorrendo, geralmente, por volta do 10º dia, que é quando surge uma febre muito alta, e por volta do 14º dia surgem os exantemas, que são as manchas avermelhadas que surgem na pele (bem características do sarampo).
5 Qual o período de transmissibilidade?
O ápice da doença é quando surgem os exantemas, e a transmissibilidade está associada ao surgimento destes. O período de 4 dias antes do surgimento dos exantemas até 4 dias após é considerado o período de transmissibilidade, sendo o período de 2 dias antes à dois dias após considerado o de maior transmissibilidade.
6 Quais as suas complicações?
O sarampo é considerado uma doença perigosa, pois ele compromete a imunidade da pessoa que o possui. Com esses níveis baixos, o portador fica suscetível a vários tipos de infecções de natureza viral ou bacteriana, ficando cada vez mais enfermo. Isso é mais frequente em crianças até 2 anos e adultos jovens, e as implicações mais frequentes são: infecções respiratórias; desnutrição; doenças que atingem o trato digestório (diarréicas); e doenças neurológicas.
7 Qual a sintomatologia clínica sugestiva de sarampo?
Febre alta (acima de 38°C), tosse carregada, secreções nas vias respiratórias, conjutivite, manchas de Koplik (pontinhos brancos que surgem na