dados epidemiologicos de imunizacao
A Área Técnica de Imunização é responsável pelo Programa Nacional de Imunização; Programa Primeiras Ações de Cidadania (ações de vacinação); Manter a vigilância de controle das Doenças Imunopreveníveis (Sarampo, Rubéola, Difteria, Tétano, Coqueluche, Paralisia Flácida Aguda; Atendimento Anti-rábico Humano e Influenza). Encontra-se hoje com 43 salas de vacinas implantadas nas unidades de saúde da rede básica rede básica, oferecendo a vacinação contra poliomielite, difteria, coqueluche, tétano, haemophilus influenzae b, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola, formas graves de tuberculose, profilaxia da raiva humana, febre amarela (especialmente para viajantes, em 10 unidades de saúde) e alguns imunobiológicos especiais como a vacina contra Pneumococos e Influenza. Em março foi introduzida na rotina a vacina contra Rotavírus Humano.
Oferta também a imunização para a profilaxia da raiva humana e tétano nos Hospitais Municipais Nestor Piva e Desembargador Fernando Franco.
AÇÕES DESENVOLVIDAS
Abastecimento periódico da rede básica com imunobiológicos.
Coleta, consolidação, análise e interpretação de dados e pactuação de metas com as unidades de saúde para posterior divulgação das informações.
Realizado “Campanha do Idoso” contra Gripe e Tétano (dT) no mês de abril.
Realizado 1ª e 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite nos meses de junho e agosto respectivamente.
Supervisão em salas de vacinas com indicadores de processo.
Supervisão em salas de vacinas das maternidades de Aracaju com indicadores de processo.
Realizado vacinação extra muros em instituições públicas e privadas através das unidades básicas de saúde.
Implantação do Soro Anti-Tetânico nos Hospitais Nestor Piva e desembargador Fernando Franco.
Substituição da unidade sentinela de vigilância epidemiológica da Influenza Lauro Dantas Hora para Carlos Hardman Cortes.
Vacinação dos profissionais dos serviços de urgência da rede