Sao mateus
O nome São Mateus veio do dono dos lotes. No mesmo ano foram abertas avenidas e ruas. No inicio, a ideia do imigrante não deu muito resultado, pois ninguém queria morar a quatro horas do centro da cidade.
O jeito foi criar facilidades para atrair moradores: cada família que adquirisse um terreno ganhava quinhentas telhas e dois mil tijolos.
Já no século XX, no ano de 1946, a família Bei adquiriu uma gleba de 50 alqueires de terras, loteando-as na sequencia, com total sucesso de venda, surgindo de iniciativa o bairro de São Mateus.
Cinquenta anos depois: um crescimento desordenado, quase 1 milhão de pessoas – grande parte com renda familiar de 2 a 3 salários mínimos - ,loteamento clandestino, áreas invadidas e mais de trinta favelas. Isso engrossado pelo caldo da falta de tudo: saúde, segurança, transporte. Moradia, emprego e tudo o que mais que uma comunidade necessita.
Para personalizar a importante data, foi celebrada a primeira missa em ação de graça no dia 8 de dezembro pelo bispo Dom Antônio de Macedo.
São Mateus foi fundado por Salvador Bei, filho do Senhor mateo Bei. A pedido da família foi dado este nome em homenagem ao pai, bem como o nome da principal avenida do bairro. A data de fundação ocorreu em 8 de dezembro de 1948, nesta data o Prefeito em exercício era o Dr. Milton Importa. E o aniversário é comemorado na data do bairro São Mateus em 21 de setembro. A localização de São Mateus é no extremo oriental da zona leste de São Paulo, distante 22 km da Praça da Sé, marco zero da cidade. A região de São Mateus é composta de três distritos: São Mateus 13 km², São Rafael 13,2km², Iguatemi 19,6 km². Ao norte faz divisa com Itaquera, Vila