Saneamento conseqüências da falta do aterro sanitário na cidade de ji-paraná / ro
CONSEQÜÊNCIAS DA FALTA DO ATERRO SANITÁRIO NA CIDADE DE JI-PARANÁ / RO
Dedico este trabalho em memória dos meus pais e também a minha esposa, o qual me incentivou para que este sonho se tornasse realidade. Obrigado.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, por estar sempre ao meu lado, dando-me força para superar os obstáculos, e me deu coragem para prosseguir. Agradeço a todos os entrevistados que contribuíram para que este trabalho fosse realizado e que me motivaram de uma forma ou de outra. Obrigado.
Na natureza tudo se movimenta nada está fixo. A água que hoje forma um rio, outro dia está no mar, no ar num ser vivo, e nada impede que volte para um rio.
O carbono que um dia está no ar, no outro faz parte de uma planta ou de um animal, porém, inevitavelmente, acaba voltando para o ambiente, recomeçando seu ciclo interminável.
A natureza não desperdiça nada. Tudo é reaproveitamento em ciclos que não acabam nunca. Esses ciclos formam um conjunto de partes que se integram num equilíbrio maravilhoso, mas, ao mesmo tempo, delicado.
Preservando os ciclos da natureza estaremos contribuindo para preservar o equilíbrio em nosso planeta.
A Terra é Viva! Viva a Terra!
(Paulo Maurício Silva)
RESUMO
Em virtude dessas considerações vimos que o Saneamento básico em Ji-Paraná, não é diferente das outras cidades do nosso país. Se por um lado há tratamento de água, canalização, limpeza pública de ruas e avenidas enfim. Por outro lado necessita de aterro sanitário feito de acordo com as normas. A população está aguardando o resultado dos projetos que estão em andamento. Como remate é importante frisar que a vida e a saúde é um bem desejado por todos. A prática cotidiana prova que a vigilância sanitária desta, tem trabalhado, mas não o suficiente por falta de contratação de funcionário. Conclui-se que Ji-Paraná é uma cidade nova e tem