salsa
A salsa não é fácil de definir e ainda existem algumas controvérsias sobre a sua origem, há quem indique que é uma dança/música urbana e, para outros, social e quanto ao local ainda é mais difícil chegar a acordo…
Onde nasceu a Salsa? Porto Rico ou Cuba…
Vamos falar primeiro da música e depois falaremos da dança, sua origem e desenvolvimento… ainda temos muito a descobrir….
Após alguma investigação, posso verificar que a maioria das informações disponíveis apontam Cuba como país de origem da Salsa… por isso, cá vai…
A salsa nasceu em Cuba (o som que hoje conhecemos), por volta dos anos 60, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do Calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano, do reggae jamaicano e também o samba brasileiro.
A salsa teve o seu momento de expansão no hotel Saint-George, em Brooklyn (Nova Iorque), onde o grupo Lebron Brothers, de origem porto-riquenha, que entusiasmou o público no início dos anos 70. A partir de então espalhou-se por entre as comunidades latino-americanas nos EUA e Porto Rico, depois a Cuba, Venezuela, Colômbia e outros países de língua espanhola. Nomes como Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco se tornaram expoentes máximos da salsa durante esta década; e ainda são constantemente relembrados durante os dias de hoje…
O comercialismo deste tipo musical durante a década de 70 foi brutal, que acabou por tomar proporções inimagináveis…
Nos anos 80, a salsa é invadida pelo merengue da República Dominicana, e também pela música Disco. Neste momento, surge uma nova geração de músicos como Frankie Ruiz, Eddie Santiago e Luis Henrique, que começam a mudar o panorama da música latina criando a chamada “salsa erótica” – para muitos, uma traição do próprio carácter da salsa, machista, forte e muito ligada às ruas. No entanto, esta salsa erótica ou sensual trouxe nova atenção ao género.