Saiba mais
Relacionado à demanda, Leenders e Fearon (1997) definem previsão
(forecasting) como sendo uma parte do quadro de gestão de suprimentos e afeta diretamente a quantidade e a entrega. E Chopra e Meindl (2003) completam dizendo que a previsão de uma demanda futura é a base para todas as decisões estratégicas e de planejamento de uma cadeia de suprimentos. A partir disso, conclui-se a importância dessa etapa no fluxo da cadeia de suprimentos como um todo. Já Corrêa e Corrêa (2009) ressaltam que é importante fazer diferenciação entre previsão e meta já que este é um erro comum nas empresas. Segundo os autores, previsões são as estimativas de como se vai comportar o mercado demandante no futuro, são especulações sobre o potencial de compra do mercado e as metas são a parcela desse potencial de compra do mercado a que a empresa deseja atender e pode ter um objetivo motivacional.
A necessidade de previsão é geralmente justificada pelo ambiente incerto em que as organizações estão inseridas. Contudo, Hanke e Reitsch (1998) defendem12. Se for o caso, indique e explique qualquer outra forma de internacionalização que a empresa já tenha utilizado. Não se aplica
13. Quais são os principais produtos que a empresa exporta? Se não exporta, quais são os possíveis produtos que poderiam ser exportados pela empresa? Para qual país?
Não se