sadsafd

457 palavras 2 páginas
A pesquisa documental baseia-se na analise de documentos tais como revistas,jornais,diários,obras literárias cientificas e técnicas ,cartas ,memorandos e relatórios e também dados estatísticos .Segundo Gil(2002, p. 45-47)
“a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa, além de serem fontes ricas e estável de dados”. Ainda segundo Gil, essa estabilidade nos dados, torna-se condição fundamental para obtenção de dados empíricos que formam um dos principais alicerces para a compreensão e interpretação dos fenômenos da identidade, responsabilidade social e ambiental no âmbito organizacional.
Possuindo como base a metodologia de pesquisa houve uma analise de dados secundários através de artigos de onde ocorreu um processo de uma investigação que objetivou compreender as Politicas Educacionais mais precisamente voltada para o Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio).
“A análise documental busca identificar informações factuais nos documentos a partir de questões e hipóteses de interesse” (CAULLEY apud LÜDKE e ANDRE, 1986:38) Optamos pela analise documental pela pelo baixo custo e na estabilidade das informações por serem “fontes fixas” de dados e pelo fato de ser uma técnica que não altera o ambiente ou os sujeitos. Quanto às limitações, destacam-se a falta da vivência do fenômeno para melhor representá-lo, a falta de objetividade e a validade questionável que consiste numa crítica da corrente positivista (OLIVEIRA, 2007). Outra justificativa para o uso de documentos em pesquisa é que ele permite acrescentar a dimensão do tempo à compreensão do social. A análise documental favorece a observação do processo de maturação ou de evolução de indivíduos, grupos, conceitos, conhecimentos, comportamentos, mentalidades, práticas, entre outros. (CELLARD, 2008). A pesquisa foi realizada por alunos do primeiro ano de Administração da Universidade

Relacionados