sadqf3

2741 palavras 11 páginas
As etapas do Gerenciamento de Projetos: A Iniciação Trata-se basicamente da fase de abertura do Projeto, em que se executa uma análise criteriosa das informações pertinentes para o início das atividades. Ela é o ponto de partida oficial do Projeto, ou de uma fase do mesmo. Além disso, nessa etapa diversas informações, associadas, por exemplo, à hierarquia adotada, são documentadas. Assim, sua característica principal é a reunião e organização de informações que definirão o novo Projeto ou fase.

A importância da etapa de Iniciação do Projeto
Pode parecer uma fase meramente burocrática, porém, para Projetos de Engenharia ou não, é de extrema importância que tudo seja devidamente discutido, definido e documentado. Isso ajuda principalmente no cumprimento do contrato e permite um nível de organização que facilita o andamento das atividades ao longo de todo o ciclo de vida do Projeto.
Sendo assim, é preciso, antes de iniciar qualquer atividade, reunir todas as informações necessárias para se evitar contratempos de caráter legal e para garantir que as expectativas das partes interessadas não sejam frustradas. A etapa de Iniciação trabalha nesse sentido, gerando documentos que fornecem uma visão ampla daquilo que deve ser executado para satisfação dos envolvidos.
Quando ela é realizada entre fases, possibilita definir objetivamente se o Projeto deve continuar, ser adiado ou, em último caso, abandonado. Isso é feito com base no desempenho alcançado ou em mudanças nos requisitos e/ou objetivos que devem ser atendidos.

Ferramentas de Iniciação do Projeto

Uma iniciação de Projeto bem sucedida faz a utilização de duas ferramentas, principalmente:
Termo de Abertura do Projeto: Esse documento autoriza formalmente o Projeto e compila várias informações, como a designação do Gerente responsável e de sua autoridade direta, a definição do Escopo inicial, objetivos, requisitos de aceitação, orçamento preliminar, definição e cronograma

Relacionados