sadfte

1245 palavras 5 páginas
Módulo I
1) De acordo com a análise de Max Weber, explique a especificidade da organização capitalista ocidental moderna e os fatores que combinados contribuíram para o seu desenvolvimento.
R: Segundo Weber, aquilo que vai especificar o capitalismo ocidental moderno, diferenciando-o de outras sociedades de outras épocas e lugares que também eram marcadas pela chamada ânsia de lucro, é a ação econômica capitalista. Trata-se de uma ação individual com o intuito de obter lucro em que, para se alcançar este objetivo, utiliza-se uma estratégia de cálculo para se descobrir quais são os meios mais adequados para se alcançar esse aumento de capital.
2) De acordo com a análise de Max Weber, explique a relação entre “tradicionalismo econômico” e “espírito do capitalismo”.
R: Weber vai dizer que, para que a cultura/mentalidade capitalista se tornasse hegemônica, ela teve de enfrentar uma série de obstáculos que, no caso, são representados pelo tradicionalismo econômico, ou seja, o espírito pré-capitalista. Com isso, Weber está tentando dizer que não se muda uma cultura, ou seja, um quadro referencial de valores a partir dos quais os indivíduos vão construir suas identidades, de uma hora para outra, através da simples introdução de uma nova técnica. Logo, a mudança do espírito pré-capitalista para o espírito capitalista é algo que vai demandar um longo e árduo processo de educação e de formação.
3) De acordo com a análise de Max Weber, explique a maneira pela qual o protestantismo gera condutas adequadas ao capitalismo ocidental moderno.
R: Segundo Weber, algumas características do capitalismo ocidental moderno vieram da influência do quadro referencial de valores da doutrina protestante, como, por exemplo, o ganhar dinheiro como resultado e expressão de virtude e eficiência em uma vocação. Segundo o protestantismo, cada um de nós nasce com uma vocação concedida por Deus. Justamente por isso, cabe a cada indivíduo reconhecer essa vocação em si e exercê-la, da

Relacionados