Sacerdote
PROJETO TIMÓTEO
José Rossini Meirelles de Almeida
Karina Altmann
O sacerdócio no Antigo Testamento
Trabalho apresentado ao Seminário Teológico Vale da Bênção, Projeto Timóteo, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Liderança Cristã.
Professor: Ms João Rezende
Araçariguama
2014
SUMÁRIO
1. SACERDÓCIO.............................................................................................
00
2. SACERDOTE..........................................................................................
00
3. SUMO SACERDOTE..............................................................................
00
1. SACERDÓCIO
Palavra oriunda do latim que tem por significado aquele que oferece sacrifícios. Sua definição é encontrada na Carta aos Hebreus, mais especificamente no capítulo 5, versículo 1, “Todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens é constituído nas coisas concernentes a Deus, a favor dos homens, para oferecer sacrifícios pelos pecados”.
Sua necessidade se dá ao fato da pecaminosidade ser universal, portanto deveria ter alguém para oferecer sacrifícios, o sacerdote. Pelo fato do sacerdócio representar a reconciliação entre o homem pecador e o seu Santo Criador, fomenta uma função mediadora.
O sacerdócio no Antigo Testamento tem caráter preparatório, retratava o princípio da propiciação sacrificial, mas não o cumprimento do mesmo princípio. Devido a sucessão sacerdotal neste período, o sacerdócio do mesmo não poderia ser perfeito, pois havia a necessidade de um sacerdócio perfeito e eterno, encontrado somente na ordem de Melquisedeque (Salmos 110:4).
Seu propósito era de caráter didático, pois ensinava ao povo que a expiação pelos pecados exigia que uma vítima inocente fosse sacrificada no lugar do pecador, aludindo assim a morte de Cristo. E fazendo com que o fato da cruz fosse propiciação pelos pecados e, a figura do Cristo, a vítima inocente que