SABER
INTRODUÇÃO
SAIS
SAIS E SUAS DEFINICÕES E CARACTERISTICAS
ÓXIDOS
ÓXIDOS E SUAS DEFIIÇÕES E CARACTERISTICAS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Em química, o grupo de algumas substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes , denominadas propriedades funcionais, recebe o nome de função química. Quando um determinado composto possui características como acidez ou basicidade, solubilidade em água, reatividade de acordo com determinada função química, diz-se que este pertence a esta função química. As funções químicas são divididas de acordo com a divisão clássica.
Existem quatro tipos de função inorgânica: óxido, ácido, base e sal. O critério de classificação dessas funções é o tipo de íons que se formam quando ela é dissolvida em água.
Em função da natureza inexistente dos compostos químicos, as funções podem primariamente ser divididas entre funções inorgânicas que são as funções de compostos que não possuem cadeia carbônica, que é a principal característica desses compostos. São divididas em ácidos, bases, sais e óxidos e funções orgânicas que são as relativas aos compostos orgânicos.
SAIS
Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade deles, que fazem parte dos mais variados materiais. O mais comum é muito importante para a saúde do corpo humano, o sal de cozinha. E não apenas ele, mas outros sais tem grande valor na nossa vida cotidiana, o bom desenvolvimento das plantas, por exemplo, depende de alguns sais presentes no solo. A formação dos dentes e ossos e a produção das hemácias do sangue também dependem de alguns sais especiais presentes no nosso organismo.
Sais são compostos resultantes da reação de um ácido com uma base, pois todo ácido ao reagir com uma base produz sempre sal e água.
O exemplo mais conhecido é o do sal de cozinha ou cloreto de sódio, que é encontrado na natureza, e