RUP e IRUP
RUP e IRUP
PROMETHEUS
2014
RUP e IRUP
O RUP, abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado da Rational), é um processo proprietário de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation.
O Rup usa a abordagem da orientação a objetos em sua concepção e é projetado e documentado utilizando a notação UML (Unifeid Modeling Language) para ilustrar os processos em ação. Utiliza técnicas e práticas aprovadas comercialmente.
Adquirida pela IBM, ganhando um novo nome IRUP que agora é uma abreviação de IBM Rational Unifeid Process, fornecendo técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar a sua produtividade.
É um processo considerado pesado e preferencialmente aplicável a grandes equipes de desenvolvimento e a grandes projetos, porém o fato de ser amplamente customizável torna possível que seja adaptado para projetos de qualquer escala. Para a gerência do projeto, o RUP provê uma solução disciplinada de como assinalar tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento de software.
O RUP é, por si só, um produto de software. É modular e automatizado, e toda a sua metodologia é apoiada por diversas ferramentas de desenvolvimento integradas e vendidas pela IBM através de seus "Rational Suites".
O RUP também se baseia nos 4Ps:
1.Pessoas
2.Projeto
3.Produto
4.Processo
Um dos principais pilares do RUP é o conceito de best practices (melhores práticas), que são regras/práticas que visam reduzir o risco (existente em qualquer projeto de software) e tornar o desenvolvimento mais eficiente. O RUP define seis best practices, sendo elas: desenvolver iterativamente: O ciclo de vida do software é uma sucessão de iterações. Cada iteração termina com a liberação de um produto executável. Este produto pode ser um subconjunto da visão completa. É como um pequeno projeto cascata em si mesmo.
gerenciar